De acordo com as novas leis, a partir do dia 1º de janeiro de 2022, os MEIs (Microempreendedores individuais) que possuem empregado deverão cumprir novas obrigações. Para lhe ajudar a ficar ciente de todas as novidades sobre o assunto, a G1 Contabilidade preparou a matéria desta semana pensando nisso.

Por meio do eSocial, o Microempreendedor individual deve cumprir as obrigações previdenciárias e relativas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), além disso, será necessário proceder com recolhimento do Documento de Arrecadação eSocial (DAE) até a data combinada.

Sobre a rescisão de contrato de trabalho, as obrigações relacionadas ao FGTS precisam ser cumpridas até o dia 10 do mês subsequente à data de demissão. O prazo foi definido pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) e publicado no dia 29 de outubro de 2021.

 

Entenda mais sobre a transação tributária

“A Resolução CGSN 161/2021 também estabelece limites para a celebração da transação tributária, espécie de acordo que pressupõe concessões mútuas com a finalidade de solucionar litígios.

Ficou definido que, nas cobranças de Dívida Ativa, não será possível obter redução superior a 70% do valor total do crédito tributário. Além disso, o prazo de quitação não pode ultrapassar 145 meses.”

 

novas obrigacoes previdenciarias e trabalhistas para meis - Novas obrigações previdenciárias e trabalhistas para MEIs que deverão ser seguidas em 2022

 

Como uma contabilidade pode me ajudar com as obrigações para MEIs

O controle da saúde financeira e administrativa da sua empresa irá fazer com que ela corra menos riscos de se endividar ou até mesmo de passar por momentos mais drásticos, como o seu fechamento.

Isso porque a contabilidade irá sempre analisar os fatores determinantes para o sucesso e estabilidade da sua empresa sendo eles:

  • Dados financeiros (como monitoramento do fluxo de caixa e gestão de saldos bancários);
  • Administrativos (prestação de contas internas);
  • Patrimoniais (equipamentos, frota de veículos, polos, estrutura, etc.);
  • Gestão de estoques (através de relatórios de acompanhamento);
  • Planejamento tributário.

Além disso, quando se tem o controle das finanças da sua empresa, fica muito mais fácil tomar decisões estratégicas e que sejam benéficas para todos. Com os dados financeiros em mãos, é possível planejar com segurança o futuro da empresa, de acordo com todos os fatores que podem interferir. Ou seja, você terá mais garantias quanto a sua estabilidade para realizar novas atividades organizacionais.

Fonte: Contábeis.

 

G1 Contabilidade e Assessoria Empresarial

Fundada em 2011, a G1 Contabilidade nasceu com o objetivo de prestar assessoria através de uma equipe treinada e qualificada nas áreas contábil, fiscal, departamento pessoal, societário, abertura de MEI e imposto de renda em Itajaí / SC e região.

Temos como missão entregar qualidade, confiança e eficiência em cada serviço, atuando com profissionalismo e atenção.

Estamos localizados na cidade de Itajaí/SC, porém, possuímos uma ampla estrutura, nos permitindo atender cidades vizinhas com eficiência.

Se você está iniciando no mercado dos negócios ou deseja ter ainda mais organização no meio contábil, entre em contato com a G1 contabilidade pelo telefone/whatsapp (47) 30830033 ou E-mail g1contabilidadeitj@gmail.com/ g1.contabillidade@yahoo.com.br.

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?