Como Transformar O MEI em Simples Nacional

Na mudança de MEI em Simples Nacional, é preciso conhecer os critérios para essa transição, como o valor do faturamento. Conheça mais!

O primeiro motivo que leva um gestor a solicitar a mudança de MEI em Simples Nacional é o crescimento de seu negócio.

No entanto, essa migração de porte vai depender do contexto onde a empresa se encontra, o que pode impedir que o enquadramento ocorra no próximo mês de janeiro.

Desse modo, o desenquadramento da empresa no MEI acontece, o que pode causar transtornos que comprometam a sobrevivência da empresa.

Para te ajudar a evitar possíveis problemas, elaboramos este artigo para te mostrar quais os passos para essa mudança. Confira!

 

Quais os passos para a mudança de MEI em Simples Nacional?

Certamente, o primeiro passo para a mudança de MEI em Simples Nacional, é saber o porquê essa escolha é a mais assertiva.

Sem dúvidas, o principal motivo é o aumento do faturamento anual, superior a R$81 mil, sinal de que o empreendimento está crescendo e precisa de um regime tributário mais adequado. Nesse sentido, o Simples Nacional, possibilita a unificação do pagamento de tributos, deixando o processo simplificado para os pequenos empreendedores.

Dentre os impostos que podem ser pagos por uma única guia estão: IRPJ, CSLL, ICMS, ISS, entre outros.

Para aderir a esse novo regime tributário, você vai precisar seguir os seguintes passos:

 

Solicitar o desenquadramento do MEI

Seja qual for a motivação, a mudança de MEI em Simples Nacional tem início no Portal, onde você deverá solicitar o desenquadramento do seu sistema tributário atual.

transformar o mei em simples nacional veja e entenda - Como transformar o MEI em Simples Nacional? Veja e entenda

 

Fazer a alteração na Junta Comercial

Solicitado o desenquadramento, o próximo passo é procurar a Junta Comercial do seu estado e comunicar a alteração de MEI (Microempreendedor Individual) para ME (Microempresa).

Nesse momento, você deve ter em mãos os seguintes documentos:

  • A comunicação de desenquadramento do Simei;
  • O formulário de desenquadramento;
  • O contrato social ou documento equivalente;
  • Solicitar ao Presidente da Junta Comercial, por meio de requerimento, o desenquadramento da empresa.
  • Ajustar os dados cadastrais da empresa

Feita a mudança da inscrição da empresa, é necessário fazer a atualização dos seus dados cadastrais, como Capital Social e Razão Social, na Junta Comercial.

Vale ressaltar que, além da Junta Comercial, a prefeitura e órgãos como a Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda), devem ser comunicados da mudança de MEI em Simples Nacional da sua empresa.

Fazer o pagamento dos tributos

Embora a contratação de uma equipe contábil não seja obrigatória para abrir uma empresa, esse auxílio profissional pode te livrar de muitos aborrecimentos. Além disso, em outros regimes tributários, fora o MEI, o serviço mensal de contabilidade é uma exigência da legislação.

Nesse ínterim, para que a mudança de MEI em Simples Nacional pode ocorrer com maior tranquilidade, uma vez que o profissional vai te orientar nas seguintes questões:

  • Qual vai ser o tipo da sua empresa?
  • Que tipo de natureza jurídica?
  • Quais as atividades serão exercidas, entre tantas outras.

 

Conclusão

Como você pôde perceber, a mudança de MEI em Simples Nacional, não acontece de um dia para o outro. Por esse motivo, o ideal é contar com a ajuda de um escritório de contabilidade que vai conduzir todo esse processo de maneira correta.

Dessa forma, sua empresa terá um bom amparo contábil, fiscal e administrativo, aspectos fundamentais para a saúde financeira do seu negócio.

Referência: https://bityli.com/QiVIx

 

G1 Contabilidade e Assessoria Empresarial, a contabilidade de Itajaí / SC que preza pela eficiência e prestatividade

Fundada em 2011, a G1 Contabilidade nasceu com o objetivo de prestar assessoria através de uma equipe treinada e qualificada nas áreas contábil, fiscal, departamento pessoal, societário, abertura de MEI e imposto de renda em Itajaí/SC e região.

Temos como missão entregar qualidade, confiança e eficiência em cada serviço, atuando com profissionalismo e atenção.

Estamos localizados na cidade de Itajaí/SC, porém, possuímos uma ampla estrutura, nos permitindo atender cidades vizinhas com eficiência.

Se você está iniciando no mercado dos negócios ou deseja ter ainda mais organização no meio contábil, entre em contato com a G1 contabilidade pelo telefone/WhatsApp (47) 30830033 ou e-mail: g1contabilidadeitj@gmail.com/ g1.contabillidade@yahoo.com.br.

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?