Ao abrir uma Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), é necessário fazer algumas escolhas. É importante avaliar quais são suas habilidades para definir qual tipo de negócio irá abrir, definir se irá precisar de funcionários, se pode terceirizar os serviços etc.
Mas, ao iniciar o processo de abertura da empresa, uma dúvida sempre surge: Vou abrir minha empresa sozinho ou terei um sócio? Para você que pensa em abrir uma empresa no futuro ou está passando por essa dúvida no momento, a G1 Contabilidade separou algumas vantagens de se contar com um sócio. Continue lendo e confira:
Quais as vantagens em abrir uma empresa com sócio?
Abrir um negócio é um grande desafio. Ter um sócio pode ser importante para superar os desafios do mercado e fazer sua empresa crescer.
Ao fazer uma sociedade, unem-se as forças e qualidades de cada um. Algumas pessoas têm habilidade com vendas, outras na administração do negócio. Enquanto um se dá bem com números e contas, o outro pode cuidar da comunicação e relacionamento com o cliente, deixando o seu negócio mais completo e próspero.
Para começar seu negócio, é necessário estabelecer um capital social. Esse valor, seja em dinheiro ou bens, é aplicado na empresa. Caso opte por ser um empresário individual, existem apenas duas opções: Abrir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) ou ser um Empresário Individual (EI).
Para ser um EI, não é necessário capital social, porém o empresário atua sem separação dos bens pessoais e da empresa. Assim, em caso de dívidas e falência, por exemplo, o empresário pode perder bens pessoais.
Por vezes, nenhuma das opções acima são viáveis para o empreendedor. Caso você não tenha em mãos o dinheiro necessário para iniciar seu negócio, um sócio pode ter o restante do valor necessário para investir na empresa. Unindo-se a ele, é possível abrir uma Empresa de Responsabilidade Limitada.
A empresa LTDA (limitada) é um tipo de sociedade que define a participação que cada sócio tem na empresa de acordo com sua contribuição.
Todo investimento conta, seja em dinheiro, imóveis ou quaisquer outros bens, e devem ser especificados no contrato de abertura da empresa. Este modelo permite que o patrimônio dos sócios seja preservado.
Assim, se a empresa adquirir dívidas e vier a falir (em um cenário bem supositório), os empreendedores são responsáveis apenas pelo valor correspondente ao capital social da empresa.
G1 Contabilidade e Assessoria Empresarial
Fundada em 2011, a G1 Contabilidade nasceu com o objetivo de prestar assessoria através de uma equipe treinada e qualificada nas áreas contábil, fiscal, departamento pessoal, societário, abertura de MEI e imposto de renda em Itajaí / SC e região.
Temos como missão entregar qualidade, confiança e eficiência em cada serviço, atuando com profissionalismo e atenção.
Estamos localizados na cidade de Itajaí/SC, porém, possuímos uma ampla estrutura, nos permitindo atender cidades vizinhas com eficiência.
Se você está iniciando no mercado dos negócios ou deseja ter ainda mais organização no meio contábil, entre em contato com a G1 contabilidade pelo telefone/whatsapp (47) 30830033 ou E-mail g1contabilidadeitj@gmail.com/ g1.contabillidade@yahoo.com.br.